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Confira como Elaborar um bom Currículo Profissional

Por Sine de Jaraguá do Sul

22/09/2023

CONFIRA COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO PROFISSIONAL!!!

Você sabia que um recrutador leva segundos para descartar uma candidatura em um processo seletivo? Então, veja aqui como elaborar um bom currículo para aumentar as suas chances de contratação.

Além disso, descubra os passos ideais para que o seu documento seja destaque, onde encontrar as melhores oportunidades e muito mais. Vamos conferir?

O que é um bom currículo?

O currículo nada mais é do que um documento aonde você irá se apresentar de forma objetiva toda a sua experiência profissional. Ou seja, é um cartão de visitas na qual as empresas tem acesso sobre sua longa jornada de trabalho.

Além disso, é por meio dele que os recrutadores irão ter uma noção se seu perfil profissional combina ou não com a vaga divulgada, se seu grau de sabedoria e habilidades estão compatíveis com o que a empresa deseja.

Na realidade, é por meio dessa apresentação rápida que você deve demonstrar o trabalhador qualificado que você é, os desafios no qual você enfrentou e também os aprendizados que obteve.

Como elaborar um bom currículo?

Assim como explicado, o currículo é o documento mais fiel que um profissional de Recursos Humanos terá sobre a sua estrada no mercado de trabalho e carreira. Por isso, é importantíssimo que ele seja feito de forma correta.

Pode-se dizer que para ter um documento bem elaborado, ele deve ser claro, objetivo e focado na área em que você está buscando por oportunidade.

Para se ter uma noção de como elaborar um bom currículo, separamos algumas dicas para você seguir. Anote e aplique ao criar o seu documento:

  1. O documento deve ter no máximo duas páginas com todas as informações necessárias para o cargo;
  2. Os dados pessoais devem ser atuais;
  3. Foto somente se for pertinente à vaga, a imagem deve ser de boa qualidade e com formato profissional;
  4. Não deve ter nenhum tipo de erro, seja ortográfico ou de linha do tempo;
  5. Ele deve ter o objetivo bem claro, dizendo qual cargo ou área que deseja atuar;
  6. As informações devem ser verdadeiras e nunca mentirosas.

Etapas necessárias para elaborar um bom currículo

Como vimos, ter um bom currículo pode aumentar as suas chances de ser notado e conquistar a vaga de emprego desejada. Além das nossas dicas acima, veja os passos para você criar um documento de excelência.

  1. Dados Pessoais

Os seus dados pessoais são aqueles que o recrutador irá ver e perceber o seu nome completo, idade, estado civil e contatos, como e-mail e telefone.

Caso tiver outros números de telefone ou quando for número para recados, deixe a pessoa encarregada de receber avisada e preparada para anotar informações importantes. Muitas pessoas perdem entrevistas pois não ficam sabendo do contato da empresa.

Não se esqueça de sempre colocar essas informação de maneira correta e atualizada. Se trocar de número ou de endereço de e-mail, lembre-se de mudar no currículo e também nos sites de emprego  no qual se cadastrou.

  1. Objetivo

Muitos candidatos se confundem e escrevem o objetivo profissional de maneira errada quando desejam criar um bom currículo.

Para ser inserido de maneira correta, você apenas deve informar o cargo e área que pretende se candidatar. E preste atenção no nome desta informação, pois o objetivo deve estar condizente com a descrição da vaga que está concorrendo.

O ideal é colocar apenas um objetivo, caso contrário, o recrutador pode entender que você não sabe o que quer e com isso descartar o seu nome do processo.

  1. Habilidades e Competências

As habilidades e competências que você possui são seu diferencial. Ou seja, são os seus aprendizados e dons que possui para exercer aquela função na qual está se candidatando.

Então, por mais que tenham muitas, coloque apenas as que são importantes para esse cargo. E lembre-se, não exagere nas definições de quanto é o seu nível de sabedoria, pois o recrutador pode solicitar alguns testes.

  1. Experiência Profissional

Como você bem sabe, o seu currículo é um documento que conta a historia da sua experiência profissional. O objetivo disso é mostrar para as empresas que deseja trabalhar as suas atividades e  desafios que enfrentou.

Ao entrar nessa etapa, certifique-se de inserir o nome das empresas, cargo e período em que trabalhou. Caso opte por colocar as responsabilidades em cada experiência, seja objetivo e sucinto. Coloque as experiências da mais recente para as mais antigas.

Ressalte apenas as mais novas, deixando um pouco de lado aquelas que já faz muito tempo e também que não irão agregar a essa sua candidatura de agora.

  1. Formação Acadêmica

Aqui, é a vez de colocar a sua escolaridade. Você deve inserir o nome da Instituição de Ensino, curso,  data de início e término.

Para pessoas graduadas, deve-se respeitar a hierarquia da graduação. Ou seja, primeiro coloca-se as pós-graduações, MBA, Doutorado, etc e por ultimo a faculdade. Assim, você irá criar uma linha do tempo do mais recente para o mais antigo.

Esses dados são importante para aquelas vagas que exigem um nível mais alto dos profissionais, como gerentes, lideres, etc.

  1. Formação complementar

Já neste campo, você irá colocar seus certificados de cursos, outras qualificações, como cursos livres, on line ou profissionalizantes que tenham relação com o seu objetivo profissional.

Ser um profissional qualificado pode abrir muitas portas e também demonstrar aos recrutadores que você é um candidato que busca por novos aprendizados e adaptações. Por isso, busque sempre se qualificar para alcançar uma carreira de sucesso.

  1. Idiomas

Nesta etapa é preciso preencher com o nível de cada idioma, mas lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado.

  1. Informática

Parece um pouco antigo, mas inserir o quanto tecnológico você é, pode ser um dos pontos mais importantes em um processe seletivo.

Então, nessa etapa, coloque o curso e nível e seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico, testes podem ser aplicados.

Além disso, não é incomum ver descrições de vagas de emprego com a exigência de algumas habilidades para se trabalhar no mundo digital. A área tech é uma das que mais crescem e geram oportunidades no mundo.

GOSTOU DAS NOSSAS DICAS?

O currículo é sua porta de entrada para o mercado de trabalho. O profissional de RH não o conhece e é por meio desse seu documento que ele poderá te analisar. Então, não perca mais tempo e atualize-o para aumentar as suas chances de contratação.

Após todas as informações colocadas, não se esqueça de reler para não deixar nenhum erro passar e de salvar para não perder as alterações. Tenha sempre em mãos uma versão digital e uma física.

Estamos disponibilizando via anexo um modelo de currículo para melhor lhe atender!

Desejamos Boa sorte!

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